top of page
  • Foto do escritorGuilherme Cândido

"Festival do Rio" começa nessa quinta com cobertura do Tomada 7


O dia mais esperado dos cinéfilos cariocas finalmente chegou! O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro chega à sua 24ª edição cumprindo a tradição de apresentar os destaques de grandes festivais estrangeiros, como Cannes, Berlim, Veneza e Toronto.


Depois de sofrer com dificuldades nos últimos anos, o Festival do Rio ganha o impulso de um novo patrocinador, o que possibilitou um circuito mais próximo dos tempos áureos.

"Em 2022, voltamos ao nosso mês tradicional de realização, em outubro. Neste ano viremos ainda mais fortes. Estamos felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições. Nosso maior orgulho é ser o grande palco do cinema brasileiro com a Première Brasil”, destaca Ilda Santiago, diretora-executiva de programação do Festival do Rio. Esse ano, a programação inclui obras de grandes cineastas como Hirokazu Kore-eda (Broker - Uma Nova Chance), Santiago Mitre (Argentina, 1985), François Ozon (Peter von Kant), Lav Diaz (Quando Não Há Mais Ondas), Lukas Dhont (Close), entre muitos outros.

O Festival do Rio também faz um aceno aos amantes do terror, com uma seleção que mescla clássicos com filmes super aguardados: Piggy, de Carlota Pereda; O Menu, de Mark Mylod, com Ralph Fiennes; Halloween Ends, de David Gordon Green; Oldboy, de Park Chan-Wook e Grito de Horror, de Joe Dante. Já para alegrar a todos, duas exibições especiais de clássicos da emoção: Priscilla, a Rainha do Deserto , de Stephan Elliott e E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg. A programação completa pode ser acessada no site oficial do festival.


Com direito a sessão de gala, no clássico Cine Odeon, Império da Luz, nova produção de Sam Mendes (1917), será o filme de abertura e conta com Olivia Colman (A Filha Perdida), Colin Firth (O Discurso do Rei) e Toby Jones (O Nevoeiro) no elenco. Para comprar os ingressos, basta acessar a página oficial do festival no site da Ingresso.com.


Comments


bottom of page