Durante a Tormenta chega à Netflix homenageando De Volta Para o Futuro
top of page
  • Foto do escritorGuilherme Cândido

Durante a Tormenta chega à Netflix homenageando De Volta Para o Futuro

Depois de construir uma carreira sólida recheada de thrillers que fariam Hitchcock sorrir, o cineasta e roteirista espanhol Oriol Paulo parece ter evoluído desde seu último filme, o divertido ainda que previsível Um Contratempo. Roteirista afeito a tramas tensas e finais rocambolescos, Paulo submete-se, com Durante a Tormenta, ao seu maior desafio até então, ao conceber uma história envolvendo viagem no tempo, realidades alternativas, linhas paralelas e, claro, um assassinato.


Pegando emprestado alguns conceitos obviamente inspirados em De Volta Para o Futuro, é curioso ver o realizador incluir diversas homenagens ao clássico de Robert Zemeckis, como o figurino de Marty McFly, o raio que cai num imenso relógio e, consequentemente, a própria trama em si, que traz uma personagem indo ao passado e tentando voltar ao presente.


Engenhoso ao arquitetar uma trama onde todas as peças são posicionadas estrategicamente, o único pecado realmente capital de Paulo é a falta de justificativa dramatúrgica para um artifício cujo propósito é meramente técnico. Ao incluir uma espécie de “clarividência através do toque”, o roteirista bagunça a própria estrutura, antecipando elementos narrativos e preenchendo algumas lacunas, sem se importar com a imensa interrogação que surge.


Enquanto isso, ele é bem sucedido ao conduzir a história com pulso firme, construindo uma atmosfera inquietante que sugere o tempo todo que algo ruim pode estar prestes a acontecer. O elenco também faz um belo trabalho, apesar de a escalação do jovem Chino Darín (filho do grande Ricardo Darín) soar como uma espécie de trapaça ao final.


Dinâmico e cativante, Durante a Tormenta repete a eficiência de Um Contratempo, diminuindo o número de erros ainda que exiba alguns. Extremamente mais complexo e com um ritmo ainda melhor, também se apresenta como o resultado da evidente evolução de um cineasta que hoje já pode se orgulhar de ter um estilo próprio e, mais importante: funcional.


NOTA: 7,5


bottom of page
google.com, pub-9093057257140216, DIRECT, f08c47fec0942fa0