25º Festival do Rio começa dia 5 de Outubro e terá cobertura do Tomada7
top of page
  • Foto do escritorGuilherme Cândido

25º Festival do Rio começa dia 5 de Outubro e terá cobertura do Tomada7



O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, ou apenas Festival do Rio, está chegando à 25ª edição em 2023. Desde 1999, o evento traz para a cidade maravilhosa o que de melhor é produzido ao redor do mundo. Além disso, os organizadores possuem uma parceria valiosíssima com outros grandes festivais, como os de Cannes, Berlim e Veneza, o que facilita na hora de trazer os filmes mais prestigiados.


Além dos destaques internacionais, o Festival do Rio também é conhecido como uma das principais vitrines do Cinema Brasileiro, exibindo uma infinidade de produções entre curtas e longas, documentários e filmes de ficção. Todos os anos, a Première Brasil traz estreias exclusivas dos nossos maiores realizadores e 2023 não será diferente.


Serão cerca de 200 produções, curtas e longas-metragens, brasileiros e internacionais, documentários e obras de ficção, divididos entre mostras, como a aguardada Panorama do Cinema Mundial e, claro, a Mostra Competitiva, com filmes selecionados para disputarem o cobiçado Troféu Redentor. Vale ressaltar que grande parte da curadoria só será lançada oficialmente no ano que vem, portanto, o evento oferece uma oportunidade de ouro aos cariocas de assistirem a grandes filmes em primeira mão.


E o Tomada7, é claro, vai fazer a cobertura completa desse evento, com críticas todos os dias.


O Festival do Rio 2023 vai acontecer entre os dias 5 e 15 de Outubro em cinemas como os do grupo Estação (NET Rio, NET Gávea e NET Botafogo), Kinoplex São Luiz, Reserva Cultural (em Niterói) e Cine Odeon, casa do Festival e onde ocorrerão as sessões de gala, incluindo as de abertura e encerramento.


O filme de abertura será “Atiraram no Pianista” longa dos diretores Fernando Trueba e Javier Mariscal, indicados ao Oscar por “Chico e Rita” em 2011. É a primeira vez que uma animação abrirá uma edição do Festival do Rio. A escolha não foi por acaso, pois o roteiro revisita a investigação da morte do brasileiro Francisco Tenório Júnior, pianista da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho.

Já o encerramento se dividirá em duas exibições: a da Première Brasil, com “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini e a da Mostra Internacional, com “Priscilla”, da cineasta Sofia Coppola e vencedor do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza. Enquanto o primeiro trará a história real do episódio que chocou o Brasil em 1988, o segundo fala do relacionamento conturbado entre Priscilla e Elvis Presley.

Mas os dez dias de maratona cinéfila incluem várias preciosidades, refletindo uma das melhores seleções dos últimos anos. Fruto principalmente do patrocínio da Shell, mas também do retorno da parceria com a Prefeitura do Rio (através da RioFilme), o ano de 2023 é especial não apenas pela celebração dos 25 anos do festival, mas também por representar uma redenção. Afinal, o evento passou por vários percalços nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19 e os anos obscuros sob a gestão do ex-prefeito Marcelo Crivella, cuja retirada do apoio da Prefeitura quase levou o Festival à extinção. Esse ano, porém, a organização conseguiu montar uma programação robusta, à altura dos melhores momentos do Festival do Rio.

Entre os destaques estão “Pobres Criaturas”, novo filme do premiado cineasta grego Yorgos Lanthimos, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e com nomes como Emma Stone (Oscar de Melhor Atriz por “La La Land – Cantando Estações”), Mark Ruffalo (“Spotlight - Segredos Revelados”) e Willem Dafoe (“Projeto Flórida”) no elenco, e "Vidas Passadas", longa autobiográfico da diretora sul-coreana Celine Song e que fez sucesso nos festivais de Berlim e Sundance. Ambas as produções só chegarão ao restante do Brasil no próximo ano, de olho em possíveis indicações ao Oscar.

Outros filmes aguardados são “Firebrand”, dirigido pelo brasileiro Karim Aïnouz (“A Vida Invisível”) e protagonizado por Alicia Vikander (“O Agente da U.N.C.L.E.) e Jude Law (“Rei Arthur – A Lenda da Espada”), o vencedor do prêmio de Melhor Roteiro em Cannes “Monster”, do japonês Hirokazu Kore-eda e “All of Us Strangers”, badalada produção britânica com Paul Mescal (indicado ao Oscar por “Aftersun”) e Andrew Scott (das séries “Sherlock” e “Fleabag”).

Também há espaço para aqueles filmes escolhidos por seus respectivos países para tentarem uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Casos de “O Sabor da Vida”, representante da França (e vencedor do prêmio de Melhor Direção em Cannes), “The Teacher’s Lounge”, selecionado pela Alemanha (vencedora da categoria no ano passado), “A Sociedade da Neve”, aposta da Espanha e “Perfect Days”, tentativa do Japão de conquistar a estatueta pela sexta vez.

Na Première Brasil, dentre os 90 filmes selecionados, os destaques são “Pedágio”, de Carolina Markovicz, “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião e exibido em Veneza, “A Paixão Segundo G.H.”, do premiado Luiz Fernando Carvalho e “Mussum, o Filmis”, de Sílvio Guindane, ganhador do Kikito de Ouro no Festival de Gramado.


Lembrando mais uma vez que o Festival do Rio ocorrerá entre os dias 5 e 15 de Outubro e todas as informações, incluindo ingressos, horários, salas e sinopses podem ser encontradas no site www.festivaldorio.com.br.


bottom of page
google.com, pub-9093057257140216, DIRECT, f08c47fec0942fa0